Oktoberfest 2020 de Munique

A Oktoberfest 2020 de Munique está cancelada. Nestes momentos, percebemos a gravidade da pandemia pela qual estamos todos passando. E também lembramos a importância simbólica da festa para a cidade. 

Mais do que um acontecimento festivo, o evento proporciona o encontro de diversos perfis de pessoas. Gratuito e acessível, reúne desde moradores locais até pessoas do outro lado do mundo. Os elementos culturais assumem um caráter de patrimônio da cidade, e se manifestam nas cerimônias, músicas, decorações, brinquedos, atrações e comportamentos. O tradicional desfile passa pelas ruas e deixa o centro histórico em evidência. A cerveja é consumida, e a água da qual é produzida é tão bem tratada como o rio.

A cidade abraça a festa como um todo, como por exemplo no uso das roupas típicas. Por algum tempo, os trajes haviam caído em desuso, e voltaram mais recentemente a partir de personagens da festa. É claro que isso faz parte da atratividade turística e econômica, mas também é motivo de orgulho, pertencimento e sentimento de comunidade.

A Oktoberfest constitui, e também constrói, uma parte significativa da própria identidade da cidade.

Fotos: Walter C. Weingaertner

Deixe uma resposta