Humanität participa do projeto Criaticidade, em Lages

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O Projeto Criaticidade, desenvolvido pela Glóbulo na cidade de Lages, visa o desenvolvimento da cidade através da busca por um propósito comum, que una as diversas iniciativas da cidade. A Humanität participa do projeto na área de Aceleração Criativa de Territórios. “Nós estamos mapeando as potencialidades da cidade, e pensando como a cidade pode se desenvolver a partir delas.”, afirma a arquiteta Carolina Nunes.

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Confira abaixo o release elaborado por Órion Parque

Diagnóstico de Lages marca primeira etapa do projeto Criaticidade, que busca ressignificar a região

Movimento que busca uma marca com valor para a região de Lages, e que reúne frentes multidisciplinares de entidades públicas e privadas, teve sua primeira etapa entregue dia 1º de julho. Um diagnóstico da cidade foi traçado e, a partir deste relatório, serão propostas ações que visam criar identidade própria pra Lages. As empresas KlabinNDDFlexBanco da FamíliaEngieCJ AutomotivaTransulExpert EngenhariaVossko e Postos Guarujá são os investidores do projeto com prazo de entrega em setembro deste ano.

Acaba de ser entregue pela Glóbulo ao Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Municipal de Lages, PEDEM – que envolve poder público e iniciativa privada, a primeira fase do Criaticidade. O projeto, que é 100% patrocinado pela iniciativa privada, prevê o reposicionamento da cidade de Lages num movimento que envolve mais de 200 pessoas de frentes multidisciplinares nos seis eixos de desenvolvimento econômicos locais, a Cadeia da Madeira, Inova Serra SC (eixo de TI), Turismo e Comércio, EletroMetalMecânico, Agroalimentar e Saúde.

A primeira etapa consistiu numa grande pesquisa de campo, com mais de 500 entrevistas nos últimos 60 dias, que resultou num Diagnóstico da Região de Lages dentro dos mais diversos setores entre turismo, economia, trabalho e renda, lazer e educação. “Este levantamento, este grande raio X da cidade, vai dar embasamento para a próxima fase do Criaticidade, que é pioneiro em Santa Catarina, e fará de Lages, e todos os seus recursos, uma marca única com identidade e valorizando os potenciais desta que é a oitava economia de Santa Catarina”, explica Diogo Machado, sócio da Glóbulo, que completa: “importante ressaltar a união espontânea de todos os atores da Serra em prol de um propósito único, com o objetivo de diminuir a desigualdade social e aumentar o potencial econômico da região através de soluções criativas.”

As empresas Klabin, NDD, Flex, Banco da Familia, Engie, CJ Automotiva, Transul, Expert Engenharia, Vossko e Posto Guarujá são os investidores do Criaticidade com prazo de entrega em setembro de 2019.

Entre os dados relevantes do diagnóstico, percebeu-se, por exemplo, que Lages teve nos últimos 8 anos um crescimento populacional de apenas 0,03% e, apesar de uma economia forte, a cidade fica entre as cidades com maior nível de desigualdade social do estado. Essa realidade, assim como outras apontadas de forma segmentada no relatório, serão o foco dos andamentos da fase 2 do projeto. “A iniciativa deste estudo é extremamente importante pois, assim como nós estamos trabalhando há três anos para mapear o ecossistema de inovação, as informações que estão sendo feitas pra esse diagnóstico tem um valor fundamental para o que a gente vai planejar daqui para frente”, defende Claiton Camargo, diretor do Orion Parque Tecnológico da Serra Catarinense.

Instituições tradicionais da cidade, como a Acil, Associação Comercial e Empresarial de Lages, também credenciam o movimento e a compilação de dados já que, segundo seu presidente, Sadi Montemezzo, “nós já tivemos uma das maiores economias do Estado e precisamos unir forças, trabalhar juntos, o poder público, o privado e a sociedade no geral, para realizar ações que fortaleçam a economia e atraiam novos investimentos para Lages e assim, os lageanos sintam orgulho novamente da nossa terra”.

E na congruência de entidades conectadas na busca por ressignificar Lages, está também a administração pública municipal, que tem contribuído para a formatação desta ação pioneira. Segundo o vice-prefeito de Lages, Juliano Polese, “a partir desta verificação vai se buscar o propósito comum de todos os atores deste processo, e que deverá ser entregue no mês de setembro, quando encerra a segunda etapa do cidade Criativa. Uma atividade importante para observar as oportunidades da cidade.”

Outro parceiro estratégico, o SEBRAE SC, acredita que, segundo as palavras de seu gerente regional Altenir Agostini, “a primeira fase do projeto conseguiu levantar diversas percepções a respeito da cidade, suas virtudes e suas necessidades, já vislumbrando caminhos a serem seguidos pela comunidade de uma maneira geral e pelas instituições em particular”.

A segunda etapa

Com data para início em 1º de agosto, a segunda etapa do projeto Criaticidade vai trabalhar sugestões de ações práticas, além de um propósito que unifique o discurso da região de Lages. A ideia é projetar um desenvolvimento que envolva toda a comunidade, enfatizando os recursos naturais e humanos, além das vocações agrícolas e turísticas, sempre acompanhados de formação adequada e eficaz para profissionalizar os setores do município.

 

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