Humanität participa de Webinar da USP

Cidades Globais | Instituto de Estudos Avançados da USP promove Webinar gratuito sobre Rios Urbanos e Infraestrutura Verde. Arquiteta Carolina Nunes, da Humanität, é palestrante.

Click here for the English version

Confira o vídeo do evento:

 

O Webinar Urbansus “Rios Urbanos e a Infraestrutura Verde” tem como objetivo apresentar soluções contemporâneas da relação de rios e cidades, considerando aspectos ecológicos, prevenção de cheias e criação de mais e melhores espaços públicos para o lazer da população. Além disso, pretende-se discorrer sobre infraestrutura verde e azul, ou seja, águas e parques, como forma de resolver problemas funcionais das cidades de forma econômica e com benefícios para pessoas e meio ambiente. Mais um aspecto de destaque do encontro é pensar nos rios como potenciais urbanos. Muitas vezes ignorados, retificados e tubulados, os rios podem ser uma peça fundamental de conexão entre a natureza e as áreas urbanizadas.

Hoje, com a pandemia COVID-19 é preciso repensar o planejamento urbano com novas medidas e recomendações socioambientais que tragam espaços seguros, inclusivos e sustentáveis.

As cidades precisam ser ressignificadas valorizando sua complexidade – uma mistura de natureza, tecnologia, tradições e sentimentos. Os rios, juntamente com a revitalização urbana de áreas centrais com suas singularidades e patrimônio histórico, tem o potencial de promover uma transformação na vida urbana, enfocando novos valores sociais, culturais e ambientais. Atualmente, falamos em sustentabilidade, democracia, cultura, singularidade e diversidade, mas como é a cidade que representa esses valores? Qual cidade queremos viver? Pretende-se delinear, através de estudos de caso de boas práticas, caminhos para um desenvolvimento com maior relação com a natureza e a qualidade de vida. Serão apresentados exemplos nacionais e internacionais como um indicativo de que é possível construir cidades mais sustentáveis e mais humanizadas.

O que: Webinar Rios Urbanos e Infraestrutura Verde
Data: 09 de Julho de 2020
Horário: 9h – 12h
Onde: www.iea.usp.br/aovivo
Evento online, público, gratuito e sem inscrição.

 

PALESTRANTES

1. Carolina Nunes / Humanitat
Arquiteta de ecossistemas urbanos da Humanität. A arquiteta graduou-se em Arquitetura e Urbanismo em 2005 na UFSC Universidade Federal de Santa Catarina. Em 2011 concluiu sua pós-graduação em Arquitetura Sustentável na FURB e em 2014 obteve seu MBA em Gerenciamento de Negócios Imobiliários e da Construção Civil pela FGV. Foi Pesquisadora Convidada da Universidade Técnica de Munique, na cadeira de Planejamento Regional e Urbano, e Pesquisadora Visitante da Universidade de Delft e da Universidade de Copenhagen. Com o patrocínio da Chancelaria Alemã e da Fundação Alexander von Humboldt, Carolina se tornou German Chancellor Fellow com o projeto “Rios e Cidades, aspectos ambientais e espaços públicos: novas estratégias de planejamento como interconexão entre o conhecimento administrativo e as atividades da sociedade civil nas cidades”.
Tema da Apresentação
Soluções contemporâneas internacionais da relação de rios e cidades, considerando aspectos ecológicos, prevenção de cheias e criação de mais e melhores espaços públicos para o lazer da população. Além disso, pretende-se discorrer sobre infraestrutura verde e azul, ou seja, águas e parques, como forma de resolver problemas funcionais das cidades de forma econômica e com benefícios para pessoas e meio ambiente.

2. Gabriel Gallarza – OIA e HÜGATO
Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Paraná- Curitiba (2006). Especialista em Fotografia pela Universidade do Vale do Itajaí – Balneário Camboriú (2014). Reside em Balneário Camboriú e integra as equipes técnicas do OIA Observatório de Interações no Ambiente (desde 2020) e do Hügato Instituto de Documentação Socioambiental (desde 2018). Tem projetos publicados e premiados em seleções nacionais e internacionais, sendo selecionado pela 5a Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo 2005 com o Projeto Galeria Pública de Fotografia e vencedor de 2 edições de Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade IPHAN/PR, 3m 2012 com o Projeto Retratos do Belém
(Curitiba/PR) e em 2019 com o Projeto Infinitos Campos Gerais (Castro/PR).
Tema da Apresentação
Irá apresentar projetos estruturados como pesquisas transdisciplinares na forma de inventários de patrimônio cultural e ambiental que tiveram como resultados diversos produtos culturais – Retratos do Belém – Curitiba (PR, 2012), Retratos do Camboriú (SC, 2016), Córregos e Lagoas de Balneário Camboriú (SC, 2018) e Sombras (SC, 2020) – Balneário Camboriú.

3. Profa. Dra. Luciana Bongiovanni Martins Schenk – IAU USP
Arquiteta urbanista e mestre pela FAU USP, estudou filosofia na FFLCH USP e doutorado no IAU USP. Professora titular do IAU USP na área de concentração Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo. Co-líder do Grupo de Pesquisa YBY – Estudos Fundiários, Políticas Urbanas, Produção do Espaço e da Paisagem. Co-líder do Grupo de Trabalho de Planejamento dos Parques Urbanos de São Carlos (GTPU). Colaboradora da rede QUAPÁ-SEL – Quadro do Paisagismo no Brasil. Presidente nacional da ABAP, Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas, gestão 2018-2020.
Tema da Apresentação
Paisagem urbana, espaços públicos: “Planejar com a paisagem do conflito à congruência. Bacia Hidrográfica de São Carlos e o Rio Gregório”.

4. Prof. Newton Massafumi – MEDIALAB
Arquiteto urbanista pela FAU-USP (1977) e atualmente professor de Urbanismo da Escola da Cidade – SP. Desde 1981, com o escritório Gesto Ambiental – arquitetura e urbanismo, que vem atuando em projetos de arquitetura e urbanismo com ênfase em
questões ambientais. Recebeu o Prêmio “Rino Levi” IAB-SP em 2004, além de prêmios e menções na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, entre outros.
Tema da Apresentação
Projeto do futuro Parque Bixiga e a renaturalização do córrego do Bixiga. MEDIALAB

 

Abertura
Marcos Buckeridge (IB/IEA/USP); Arlindo Philippi Jr (FSP/IEA/USP)

Moderadores
Prof. Arlindo Philippi Jr – FSP e Cidades Globais – IEA / USP
Prof. Marcos Buckeridge – IB e Cidades Globais – IEA / USP
Profa Maria Assunção – FAU e Cidades Globais – IEA USP / USP

Organizadores
Dra. Deize Sanches Ximenes – POS DOC – Cidades Globais – IEA USP
Dr Ivan Carlos Maglio – PESQUISADOR – Cidades Globais – IEA / USP

Relatores
Giuliano Locosselli – Pesquisador IB – USP
Dr. Victor Kinjo – PÓS DOC – Cidades Globais – IEA USP
Dra Amanda Carbone – FSP- USP

Realização
Cidades Globais IEA – USP
Apoio
LABVERDE – FAU USP