Curta-metragem “A cidade e o rio”

Por Sansara Buriti, publicado em O MunicípioCidade Plural O Blumenauense

 

Tendo como ponto de partida a importância ambiental, econômica e social do Rio Itajaí-Açu para o município de Blumenau, o curta-metragem de animação “A cidade e o rio” apresenta de maneira lúdica reflexões e ações para um futuro sustentável. A história do vídeo se desenvolve através de desenhos feitos à mão, utilizando uma linguagem simples e divertida. A sessão no Norte Shopping acontece na terça-feira, 6 de março, às 19h, com entrada gratuita para o público. Após a exibição, Carolina Viviane Nunes, arquiteta e idealizadora do projeto, ministrará palestra para integrantes de associações e entidades do município.

 

Patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC), o vídeo da arquiteta blumenauense destaca a necessidade da preservação ambiental e o papel do planejamento urbano para a construção de cidades com mais espaços públicos de convivência e integração com os rios. A obra de classificação indicativa livre pretende ser uma ferramenta para engajar professores e alunos em ações culturais e ambientais, evidenciando que a construção de uma cidade com mais qualidade de vida requer a participação de seus cidadãos.
As tendências para o futuro das cidades mostradas no vídeo são resultado da pesquisa e vivência de Carolina na Alemanha, onde participou do Bundeskanzler Stipendium da Fundação Alexander von Humboldt, programa patrocinado pela chanceler alemã Angela Merkel para jovens líderes mundiais. Durante um ano e meio, a arquiteta investigou como a Alemanha está encontrando maneiras de proteger as cidades das enchentes, recuperar a natureza e os espaços públicos de lazer junto aos rios.

Além da exibição no Norte Shopping, o curta-metragem poderá ser assistido nas redes sociais do projeto “A cidade e o rio”. O projeto tem o apoio de Humanität, Instituto Histórico de Blumenau (IHB) e SINDILOJAS Blumenau.

 

 

Equipe do projeto “A cidade e o rio”
Coordenação: Carolina Viviane Nunes
Direção: Alan Langdon, Sansara Buriti e Carolina Viviane Nunes
Produção: Bucica Filmes e Carolina Viviane Nunes
Ilustrações: Marcela Lorenzoni
Roteiro e Narração: Sansara Buriti
Produção Executiva: Ana Maria Ludwig Moraes
Assessoria de Imprensa: Sansara Buriti
Tradução/Interpretação em Libras: Ana Paula Jung

O quê: Exibição do vídeo “A cidade e o rio”
Quando: 6 de março, às 19h
Onde: Norte Shopping, Rodovia BR-470, 3000 – Salto Norte
Link das redes sociais do projeto: www.facebook.com/acidadeeorio
Contatos para a imprensa:
Sansara Buriti
+55 48 99859-7304
humanitatproject@gmail.com

Deixe uma resposta