TEDxFreiburg terá arquiteta blumenauense como palestrante

Com o tema Rios e Cidades, a arquiteta blumenauense Carolina Nunes será uma das onze palestrantes do TEDxFreiburg, evento que será realizado no próximo dia 2 de dezembro, no Konzerthaus de Freiburg, na Alemanha.

Carolina é participante do Programa Chanceler Alemã para Futuros Líderes, e desenvolve projeto sobre Rios e Cidades. Junto à Universidade Técnica de Munique, está investigando a integração entre natureza e espaços públicos nas cidades.

O local da palestra não poderia ser mais apropriado. Freiburg é considerada a capital da proteção do meio ambiente na Alemanha. O cidade de 226 mil habitantes do estado de Baden-Württemberg, é um dos símbolos da luta contra a implantação de usinas nucleares e de incentivo ao desenvolvimento de tecnologias limpas.

Na década de 1970, os moradores da cidade perceberam que a instalação de um complexo atômico em Wyhl, cidade próxima, na fronteira com a França, poderia ser um risco à economia e à população da região. Bem sucedido, o movimento de resistência tornou-se um marco para a pauta ambientalista em todo o mundo.

Organizado por voluntários de maneira não-lucrativa, o TEDxFreiburg é de natureza independente, e com a autorização da organização TED. Sigla para Tecnologia, Entretenimento e Design, o TED tem como lema dar espaço às “ideias que merecem ser compartilhadas”. Organizado anualmente em Vancouver (Canadá), começou há 33 anos como uma conferência na Califórnia, e, desde então, tem crescido para apoiar ideias que mudam o mundo através de múltiplas iniciativas. Seus eventos caracterizam-se pelo ambiente informal e pelas palestras de curta duração.

Mais informações sobre o projeto de Carolina podem ser obtidas em www.humanitat.com.br