A floração das cerejeiras
18 de dezembro de 2017

A rua Heerstrasse, da cidade de Bonn, na Alemanha, tornou-se mundialmente famosa e destino turístico por conta de suas cerejeiras. Na internet e em páginas das redes sociais, ela é considerada uma das dez alamedas mais bonitas do mundo. Turistas da Ásia e Oceania acompanham de longe o blogue das cerejeiras, a fim de marcarem a viagem para o momento certo.

Todos os anos, no início da primavera, as cerejeiras transformam as ruas em um mar de flores rosas. Esse espetáculo natural, belíssimo, atrai as pessoas como um verdadeiro imã. Moradores e turistas tomam as ruas para conferir os túneis floridos.

A floração garante um período breve, mas de rara beleza, e de tremendo impacto visual. Que, não faz muito tempo, não era nem projeto. Até o início década de 1980, as ruas da cidade eram caracterizadas pelo tráfego de carros, por fachadas cinzas e pouco verde. Para mudar essa realidade e trazer qualidade de vida para a região, apostou-se em um plano de revitalização.

As vias se tornaram mais estreitas. A pavimentação passou a ser de pedras de paralelepípedo e foi elaborado um projeto de paisagismo, que se tornou mundialmente conhecido. Espécie originária do Japão, a Cerejeira foi a aposta para a arborização. As mudas foram plantadas em 1984. Algumas dessas ruas também são conhecidas como Fahrradstrasse (“rua de bicicleta”). O tráfego motorizado é restrito para moradores, em mão única, a velocidade é baixa e os ciclistas têm total preferência.

As cores e o clima contagiam, tornando as atividades ao ar livre convidativas por toda a cidade. No período em que se inicia a Primavera, os parques ficam especialmente movimentados, com as temperaturas tornando-se mais convidativas. Muitos apreciam as belas flores e aproveitam o cenário rosa para relaxar ou fazer um piquenique. As cerejeiras floridas são sempre muito fotografadas, de preferência com a bela luz do pôr do sol. A chegada das flores marca o período do ano com dias mais compridos, nos quais as pessoas também saem mais de casa.

Tudo isso dura poucos dias: logo, logo, as flores já formam um tapete pelo chão e as folhas verdes tomam conta. Mas é um bom exemplo de como o paisagismo urbano pode transformar toda uma região. No Brasil, com a diversidade de espécies, que florescem em épocas distintas do ano, poderíamos ter belas ruas e parques. E como anda a arborização da nossa cidade?

Deixe uma resposta